Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 12 de junho de 2013

Soltas




Campeonato Transmontano

Mirandela, 21 – Realizou-se a disputa do Campeonato Transmontano de Foot-Ball, saindo vencedor o Mirandela Foot-ball Club.
Concorreram o Flávia Foot-ball Club, União Foot-ball Club Bragançano, Vila Real Foot-ball Club, e Mirandela Foot-ball Club.
Na reunião de delegados dos clubes, resolveu-se criar uma Federação Transmontana de Desportos

(no jornal  Sporting de 1 de Abril de 1921, pg 10)

O administrador de Vizeu e o foot-ball

Um senhor Esteves qualquer, administrador na linda capital da Beira, jurou aos seus manes que havia de acabar com o futebol lá na terra, e daí, uma ordem formal proibindo tal jogo no Campo da Feira.
Para quem não conhece Vizeu, diremos que o Campo da Feira é qualquer coisa maior que o nosso Campo de Arca d’Água, sem edifícios contíguos que possam ser prejudicados, e onde a mocidade da pátria de Viriato vinha tendo o seu único campo de Sport.
Serve também o Campo da Feira para exercícios de Infantaria e Cavalaria que nele encontram, para os mesmos, a vastidão necessária, caindo portanto pela base, qualquer pretensa justificação do acto de autoridade administrativa de Vizeu.

(jornal Sporting de 27 Agosto de 1921, pg 15, citando depois o artigo do jornal O Comércio de Vizeu, que comenta a decisão)

Consta que o sr Esteves já morreu, e posso assegurar que continua a haver futebol em Viseu. E muito!

Futebol no distrito de Viana do Castelo

Conta o jornal Sporting em 12 Novembro de 1921, pg 11, que houve um jogo de futebol na Ponte da Barca, entre o Clube Atlético Nun’Álvares, da vila, contra o Rio Vez Sport Club dos Arcos.
Não diz o jornal em que local teve lugar o jogo, ao qual o clube da vila se apresentou só com 7 jogadores. Não obstante, venceu o seu adversário por 2 a 0.

Campo de futebol na Arca d’Água.

Em 1919 o jornal O Primeiro de Janeiro lança uma campanha para que se faça uma piscina naqueles terrenos.
Argumentava que a passagem de um manancial de água, e também se sugeria que tal permitia fazer desaparecer uma campo de futebol, mais ou menos improvisado, que ali existia.
Mas em 1921 nada se fizera, e o jornal Sporting retoma o problema, e faz uma resenha daquela iniciativa.
Cita uma acta da reunião da Câmara, onde se diz que aquela construção teria valores elevados que a autarquia não dispunha, e que por isso iria ser apresentado um projecto de ajardinamento do local, tirando-o do aspecto de baldio que apresentava, incluindo nele um lago, que posteriormente poderia ser adaptado a piscina.

(jornal Sporting de 3 Fevereiro 1922, pg 1)



Sem comentários: