Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de junho de 2015

Figueira da Foz – notas soltas



   Em 42/43, e após 5 anos de ausência, reaparece no futebol o Sporting Figueirense, que ostenta vários títulos locais. Isto diz o jornal O Figueirense.

O futebol no Ginásio também reaparecerá, e também depois de 5 anos de ausência, como relata o mesmo jornal. O que ele não faz alusão é à razão das ausências.

Tudo se ficou a dever à decisão da AF de Coimbra, que em 1937 decidiu extinguir a delegação que mantinha na Figueira, e que era responsável pela organização do futebol nesta zona. Os 2 clubes opuseram-se a tal medida (que foi leviana, como os tempos demonstraram), e a AF expulsou-os.

A reconciliação com o futebol (que com a AF nada se alterou), teve por princípio um torneio a favor da Misericórdia local, e dotado da Taça Caridade.
Inscreveram-se o Ginásio, Sporting, Naval (reservas), Fontela e Pescadores de Buarcos. Assim anunciava o jornal que atrás citamos, na sua edição de 22 de Maio de 1943.
Posteriormente o jornal dá conta do desenvolvimento do torneio, que viria a ter o Sporting Figueirense por vencedor.

Na 1ª eliminatória o Fontela venceu o Ginásio por 1-0. Jogam depois a 2ª eliminatória o Sporting Figueirense com o Sport Clube de Lavos (a), e com o primeiro a vencer por menor número de defesas do seu guarda-redes.
Na meia-final, entre o Fontela e as reservas da Naval, ganham estas por 1-0.
Chega-se então à final Sporting com Naval, que aquele vence por 1-0.

(a) – aqui deixou de falar-se nos Pescadores de Buarcos, e apresentou-se este novel clube, sem mais explicações. É uma imagem do jornalismo da época, entusiasta, diversificado, mas nada rigoroso.

O Pescadores de Buarcos Foot-Ball Club apresentou-se pela primeira vez no campo da Mata, que era pertença da Misericórdia, e era o único verdadeiro campo de jogos existente, embora não fosse dotado de balneários, e originasse que os jogadores circulassem na via pública em “trajos menores”, conforme reclamavam os puristas de então!
Mas era uma real alternativa aos lugares antecessores, feitos no improviso, e que serviram aos primórdios do futebol por estas bandas, com o campo do Gualdino, areal arranjado pelos do Operário e do Sporting, que ficava na rua Miguel Bombarda, e que mais tarde serviu aos alicerces do Hotel da Praia.
Também a Murraceira, lugar distante e do outro lado do rio, servia, com a sua polivalência, aos desportistas do foot e também ao pasto dos cavalos, ou de pista aos aviões!
Pois os Pescadores, maioritariamente formados por antigos jogadores de clubes locais, que já há 5 anos também haviam deixado o futebol, se mostrava então aos entusiastas, apadrinhado pela equipa da Fábrica da Fontela. Isto relata O Figueirense em 20 Março de 1943.

Fica aqui um pequeno retrato de uma comunidade intensa, que vivia estes tempos duma forma entusiasta, que os seus jornais de então nos deixam espreitar!



Sem comentários: