Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Lisboa - o começo de tudo


É ponto assente que, mais ano, menos ano, foi nos fins dos anos oitenta, de há 2 séculos, que o futebol teve o seu baptismo aqui. Foram estudantes regressados de Inglaterra, quem trouxe uma bola, explicando depois à classe aristocrata como se jogava. Mas depressa o povo se apropriou do jogo, divulgando-o.









Tiro e Sport, Janeiro 1904














Tiro e Sport, Fevereiro 1904

Entretanto a numerosa colónia inglesa, acantonada nos seus clubes, dispunha de espaços adequados ao jogo, e sendo eles precurssores, aliaram-se ao entusiasmo reinante, disponibilizando os seus campos.
O campo da Quinta Nova em Carcavelos, espaço do Cabo Submarino, e o campo da Cruz Quebrada (ao Jamor) do Cricket Club, eram os recintos de então, a que se juntava o campo de Alcântara, do CIF, que mais não era de que um espaço roubado ao Tejo, e que servia à feira anual de Alcântara, e que a Marinha cobiçava.












Tiro e Sport, Fevereiro 1904












Tiro e Sport, Dezembro 1905

Foi Carlos Vilar, um desportista do CIF, que se abalançou a organizar um campeonato de “foot-ball”, convidando algumas equipas, providenciando à logística, estabelecendo regulamentos, enfim, dando o pontapé de saída, de um jogo que ainda não parou!
A revista que nos vem guiando nesta caminhada, a Tiro e Sport, ofereceu a taça, que seria ganha pelo Cricket Club.
Os primeiros intervenientes neste primeiro campeonato seriam o Lisbon Cricket Club, Internacional Foot-Ball Club, Foot-Ball Cruz Negra, e o Sport Lisboa.















Tiro e Sport, Fevereiro 1906



















Tiro e Sport, Outubro 1906

O Sporting ainda não “existia”!!



















Tiro e Sport, Junho 1906

Entretanto o CIF está às voltas com o “campo” de Alcântara, e pensa noutros voos.



















Tiro e Sport, Abril 1907

Entretanto o Sporting “inaugura-se”…








…e a Liga surge em pleno


















Tiro e Sport, Novembro 1907

 É a 9 de Novembro de 1907 que começa o I Campeonato da Liga Portuguesa.
 Terminará em 29 de Março com a vitória do Carcavelos. Entretanto o Cricket Club desiste, e deixa definitivamente o futebol.
Os campos usados seriam o da Cruz Quebrada, Carcavelos (a Quinta Nova),
Benfica (Quinta da Feteira), e o Campo Grande (que mais tarde seria designado
De Lumiar-A).












Tiro e Sport, Abril 1908

Mas a Liga, que havia nascido com ambições, criando mesmo uma Zona Norte, para os clubes acima de Aveiro, e outra (Sul), para os clubes a sul desta cidade, não consegue outros aderentes que não sejam clubes de Lisboa. E sempre sob o domínio das polémicas, cedo se finaria. Apesar disso, organizou mais 2 épocas. Seria o Carcavellos, clube dos ingleses do Cabo Submarino, a vencer as duas primeiras Ligas.

Mas os ventos estavam de mudança, e em Setembro surgiria a AF de Lisboa. Mas isso são outras histórias.




Sem comentários: