Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 3 de novembro de 2019

Setúbal - as origens

Setúbal é um caso peculiar no futebol português, dado que não existia distrito (!), aquando do grande boom da implantação do futebol, no início do século passado.

Contudo, a região fervilhava de futebol, pois os seus concelhos ribeirinhos, fortemente industrializados, contavam com numerosos candidatos a futebolistas.
Por isso que Almada, Barreiro e Sesimbra, se tenham constituído em núcleos desportivos autónomos, inicialmente desorganizados e com intervenções aleatórias, e a partir de 1927, quando se criou a associação distrital, em provas oficiais. O distrito tinha surgido em 1926.

Do que foram esses heróicos e agitados tempos, nos fala, em discurso directo, este recorte do jornal Os Sports de 1933, que se junta.



Sem comentários: