Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Futebol em Sabugosa – um sonho com mais de 30 anos


Sabugosa é uma freguesia do concelho de Tondela, hoje agregada com a vizinha de S. Miguel do Outeiro, e territórios desde sempre de grande militância no futebol.
No seu seio, e desde anos longínquos (1935), existia uma colectividade, Associação Recreativa de Sabugosa, que viria a servir de base à criação de uma secção desportiva, visando jogar-se o futebol distrital. Foi assim que em 1981 um grupo de entusiastas se abalançou à criação da Associação Académica de Sabugosa.
Para liderar este processo, foi criada uma Comissão de Desportos (1), a quem se fica a dever todo o empenhamento para chegar a bom porto. Foram eles:
Joaquim Figueiredo Henriques
António Ferreira Soares
Prof. Rui de Figueiredo
António Correia.
Com a notável ajuda de uma benemérita conterrânea, Dona Conceição Figueiredo, foi possível concretizar-se o sonho destes entusiastas.
A benemérita senhora comprou um prédio para servir de sede ao clube (2), os terrenos destinados ao campo de futebol (3), incluindo a construção de balneários.
Com tal enxoval, tinha a Académica um futuro risonho pela frente.
O campo de jogos foi baptizado de “campo Luís Figueiredo”, e por vontade da benemérita, ficou na posse da JF. A Académica ainda não tinha existência legal.
Foi contudo curta a presença no futebol oficial. O clube inscreve-se em 1985/86, e o sorteio da 3ª divisão (zona Sul), acolhe-os. Mas algumas dissensões internas levam a direcção a demitir-se (4) na véspera do primeiro jogo, que seria em casa com o S. João de Areias, e que não chega a realizar-se.
Também o campo se constituiu como uma dificuldade, perante os padrões da AF que o não aprovou. Entretanto, os compromissos financeiros assumidos com a AF também se apresentaram como uma dificuldade acrescida. Ainda se realiza uma AG extraordinário em Maio de 86, para dar estabilidade ao clube, mas este não voltaria a tentar jogar oficialmente.

O campo ainda lá está, e até a sede consta dos planos da autarquia (2013), visando a sua recuperação. Será que finalmente o futebol chegará a Sabugosa?





   (1)    – Notícias de Tondela pg 4 de 31/7/1981

   (2)    – Notícias de Tondela pg 2 de 11/3/1981
    - Noticias de Tondela pg 4 e 5 de 31/7/1981
    - Folha de Tondela pg 2 de 20/11/1981
    - Folha de Tondela pg 2 de 10/1/1982

   (3)    – Folha de Tondela pg 2 de 18/4/1980
    - Folha de Tondela pg 2 de 25/9/1981

   (4)    – Folha de Tondela pg 2 11/10/85







Sem comentários: