Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Futebol no Paúl



O grande entusiasmo que o futebol promove, faz juntar uma dúzia de entusiastas num qualquer espaço mais ou menos amplo, e toca a jogar. A isto se junta uma maior ou menor designação pomposa de circunstância, e aí temos um clube! Era assim logo nos inícios do século passado, e podemos comprová-lo através desse excelente livro de Carlos Barroca, “O Desporto No Fundão – Viagem no Tempo”. Tudo que era terra tinha um clube. Ou dois!

Também o Paúl não foi excepção, e logo em 1935 vemos o jornal “O Paulense” exortar os jovens da terra a que o pratiquem, enfatizando mesmo a existência de um excelente campo de futebol. Não apuramos onde ficaria, mas talvez fosse aquele que existiu até aos anos 70, no santuário de Nª Sª das Dores, e que tinha por balneários os baixios do coreto!
                 

















Em 1975 está em conclusão o actual campo da Reboleirada. Foi por certo consequência do entusiasmo de então na vila, e foi também por via dele que se criara um ano antes, um clube de futebol. Mas a realidade haveria de ultrapassar qualquer imaginação. O clube tornou-se em 3!
















  
É esta circunstância que torna o Paúl um caso interessante no associativismo. Quem então nasce é o actual clube, a Associação O Paúl Cultural Desportivo. Mas dissidências entre-pares, levam a que a Banda Musical acolha a vertente desportiva da vila, e com a sua existência mais que centenária. dê aval à participação no oficioso futebol distrital de Castelo Branco. Foi a Associação Cultural e Desportiva Paulense. Por 4 épocas, desde 1977, representou o Paúl.














                                           
Mas logo em 1979, tem a companhia da outra face da dissidência. Era o Ginásio Recreativo Unidos do Paúl que se apresentava. Mas só se manteve no activo por 2 anos. Mas assim mesmo, não deixou de ser campeão distrital! Em 1979/80, no primeiro campeonato secundário distrital, foi campeão o Ginásio.
     

      









                             
Talvez tenha sido esta brilhante prestação que promoveu o enterramento dos machados de guerra, pois logo no ano seguinte, 1981, se promove a fusão dos 2 clubes da terra, e ressurge O Paúl Cultural Desportivo, que ainda hoje se mantem activo, embora um pouco adormecido.
  











                                       

Que seja apenas um apagão de circunstância.


     















Ginásio – campeão da 1ª edição da 2ª divisão em 1979/80

     
  














Paúl Cultural dos anos 90
        

Sem comentários: