Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




segunda-feira, 3 de julho de 2023

O União, o de Coimbra – uma vida atribulada














Necessariamente que foi o entusiasmo de futricas que levou ao aparecimento deste clube.
À época, escasseavam os sítios para jogar futebol, mas sobrava a vontade de o fazer, e por isso a criação deste clube que começou por chamar-se União Futebol Coimbra Clube, e é obra de 11 decididos entusiastas fundadores.
Mas um daqueles esbirros do Estado Novo, haveria de embirrar com esta designação, e do alto daquela ignorância que era apanágio do Estado Novo, toca de mandar o clube mudar de nome. Passa a ser o Clube de Futebol União de Coimbra. Vida intensa, modesta mas atribulada, levam o clube a suspender actividade no futebol distrital em 2008/09. Em 2015 o tribunal haveria de o considerar insolvente. Fecha portas.
Mas tão largo percurso teria de criar raízes, e um grupo de inconformados adeptos, recria em 2016 o Clube União 1919. Que viva por muito tempo!


1 comentário:

Anónimo disse...

Curiosidades.
A única presença na 1ªDivisão Nacional aconteceria na época 1973 em que o seu rival Académica jogava na 2ª Divisão Nacional, por troca, desce-sobe Vs sobe-desce.

O reencontro entre ambos estaria reservado nos anos 80. 3 épocas seguidas, 81-82, 82-83 e 83-84