Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Paço de Arcos – retrato de uma fusão. Ou mais.



  Um olhar mais atento ao que se passava um pouco por todo o lado, e logo nos surge o futebol como factor atractivo. Sobretudo de uma juventude ávida de novidades. Falamos dos primeiros anos do século passado.



Foi o que aconteceu também em Paço de Arcos, à data de 1921, uma freguesia do concelho de Oeiras.
A 1 de Março, como nos conta um personagem desses tempos n’Os Sports de 13 Fevereiro 1933, surgia o Paço de Arcos Foot-Ball Club, por acção de um grupo de jovens da povoação.
Mas já então Paço de Arcos era sítio de veraneio, tendo uma população provisória nos meses de verão. E um grupo destes veraneantes, ligados familiarmente a Moreira Rato, funda também um clube. Foi o Sport Lisboa e Paço de Arcos, que só tinha existência, como se disse, nos meses de férias. Por isso os seus integrantes decidiram em 1926 juntar-se num só clube, e fazendo assim nascer o Paço de Arcos Sport Clube.
Entretanto na sede do concelho, também existiam alguns grupos de futebol, mais antigos até, e um deles o Sporting Club Oeirense organiza um torneio a que concorrem vários grupos populares, sendo que entre eles se vislumbram estes clubes pioneiros de Paço de Arcos. Está lá tudo no “O Oeirense”, jornal que se publicou nos anos 20 nestas paragens, e donde lhe ouvimos estas histórias.
À época não havia em Paço de Arcos qualquer campo de futebol. Os jogos daquele Bronze do Sporting jogava-se no campo destes, que ficava junto à estação. Mais tarde (1924 – ver O Oeirense 28 Dezembro), em iniciativa conjunta do Sporting Oeirense com o Sport Clube Bombeiros Voluntários, estes tomam de aluguer um terreno na vizinhança do Quartel da Cruz de Oeiras, com frente para a estrada nacional, que passou a ser o local de jogos.
Por Paço de Arcos, a partir de 1927 começa a ver-se participação no futebol oficial, começando pela Promoção da AF Lisboa. Os jogos passaram a fazer-se no campo do Paço de Arcos, que foi o único que dispôs. Mas a urbanização da terra, perspectivando o mercado municipal para o local do campo, fez-lhe o confisco.
Havia que procurar alternativa, e ela foi contratada com um proprietário local, que impunha certas contrapartidas para alugar o terreno, mas obtida a anuência da autarquia, o senhor morreu. Também morreu o sonho do Clube Desportivo de Paço de Arcos dispor de um campo de jogos. Foi a inexistência deste, que originou o fim da secção, em 1956/57. O clube participou cerca de 10 anos nas competições oficiais, jogando por empréstimo no campo da Fundição (Oeiras).

Mas na vida desportiva da localidade, deu-se em 1944 um novo passo para fortalecer a componente desportiva local. À altura eram 3 as instituições desportivas da freguesia.

O Paço de Arcos Hóquei Clube, fundado em 1939, só pratica este desporto. Não tem sede nem ringue de patinagem. O que existe, é de uma empresa, que lho cede.
Apesar destas limitações, o clube sagra-se campeão nacional no ano de 43.

O Paço de Arcos Sport Clube, que é a colectividade mais antiga (1926) tem futebol e basquete. Dispondo de campos próprios.


O Desportivo Académico de Paço de Arcos surgido em 1937, explora o antigo casino, e dedica-se à natação. Já teve basquete, que deixou. É sua a melhor sede.




E são estes os ingredientes que levam alguns a promover a fusão destas colectividades (ver Os Sports de 9 de Junho de 1943). Tal ocorre em Agosto de 1944, a 21, após várias peripécias e algumas assembleias-gerais. É o actual Clube Desportivo de Paço de Arcos que surge à luz do dia, trajando com as cores escolhidas pelo fino gosto das senhoras da terra.





bibliografia

O Oeirense
Os Sports
Boletins do CDPA
                                                                                       

Sem comentários: