Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 3 de maio de 2020

Moncorvo – o futebol por aqui



Nos anais do futebol no distrito, apenas consta o Grupo Desportivo de Torre de Moncorvo como participante oficial.
Aliás o concelho é parco em concorrentes.
Apenas o Grupo Desportivo neste futebol clássico.

O futsal assinala outras presenças, como Felgar e Santo Cristo, mas estas são de registo muito recente.

Mas também por aqui o futebol nasceu cedo. Logo no princípio dos anos 50 surgia o Futebol Clube de Moncorvo, com estatutos aprovados em 27 de Outubro de 1953 (ver Diário do Governo, III série/3 Novembro).
Não andou pelos campeonatos oficiais, provavelmente pelos custos das deslocações e inscrições, embora dispusesse de campo, o de S. Paulo, que já existia em 1952, conforme comprovamos através do jornal da vila, A Torre, que então se começava a publicar.

Aconteceu até que o clube promoveu uma jornada de futebol no domingo de Páscoa, 13 de Abril de 1952, convidando o Porto para ali jogar. Foram mais de 2 mil pessoas que ali se deslocaram!
Entretanto a actividade foi rareando, e o clube desapareceu.

Só voltaria o futebol a Moncorvo, já nos anos sessenta. Em 1 de Novembro de 1967 noticiava o jornal que vimos citando, que na Câmara Municipal haviam tomado posse os dirigentes eleitos, e as “demarches” legais para registo do clube haviam sido encetadas. Chegava o futebol oficial a Torre de Moncorvo.
No último dia do ano, em Vila Flor, fazia-se o baptismo do Grupo Desportivo de Moncorvo.

Ao longo dos anos o clube passou esporadicamente por palco nacionais, mas em 1998, coincidindo com o novo palco municipal, o estádio engenheiro José Aires, o clube subiu aos nacionais, e ficou lá por 11anos.

Entretanto o velhinho campo de S. Paulo fechava portas, e o espaço que ocupava ficou ocupado pela escola secundária.

Mas Moncorvo continua a assistir regularmente ao futebol jogado pelos seus.


Sem comentários: