Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de junho de 2020

Macieira de Sarnes e o futebol.















A fazer fé nas memórias contadas pelos mais antigos, e que por aqui andaram aos pontapés às bolas de trapos, o Viso sempre foi o lugar do futebol nesta freguesia de Oliveira de Azeméis. Inicialmente foi o atletismo a ocupar a atenção das suas gentes, numa demonstração da sua apetência para o desporto, que ainda hoje perdura, com o atletismo a ter lugar de relevo.
Mas o futebol a sério surge em 1980. Os Unidos de Macieira, que carinhosamente eram conhecidos pelos “Crumes” (1), abalançaram-se a jogá-lo oficialmente, e em 1980/81 estavam na série A da 3ª divisão.
Haveria de jogar-se por mais alguns anos, até que em 1988 fechavam portas. Não mais as suas camisolas “Stromp” em amarelo e preto seriam vistas no Viso, mas este continuaria a ser um palco privilegiado do futebol nestas bandas, onde ainda hoje alberga o clube que na terra segue as pisadas do primitivo clube. Agora, tal tarefa cabe ao Futebol Clube Macieirense, que desde 1987 joga oficialmente no futebol federado, depois de ter andado pelo INATEL, nos anos 70, ele que terá sido criado no ano de 1974.

De forma singela, fica aqui o retrato dos intérpretes colectivos do futebol nesta freguesia, preservando de alguma forma a memória destes modestos mas dedicados interpretes destas páginas dos lazeres desportivos de Macieira de Sarnes.

(1)    – Centro Recreativo de Macieira de Sarnes





Sem comentários: