Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

o Redondo com futebol.


              Foi em 1924 que despontou por aqui o futebol.
Nascia a Associação Foot-Ball Club, que aquando da legalização do clube, para se filiar na associação distrital de futebol, passou a ser o Clube de Foot-Ball Os Redondenses.
Nesta altura, 1933, a sua participação no campeonato distrital, obrigou o clube a enormes esforços financeiros, tendo de fazer os seus jogos em Évora, com o consequente dispêndio financeiro. Por isso que futebol a sério no Redondo, só haveria de voltar lá para meados dos anos cinquenta.

Mas o Redondo sempre foi pioneiro e activo no futebol, e chegou mesmo a dispor nos primeiros tempos, de um campo de jogos. Era o “Almeida Barrancos”, exíguo, por certo, mas um lugar próprio.

Mas também o Montoito entrou (1927) desde logo no futebol, e aqui surgiram quase em simultâneo, 2 clubes. O actual Montoito Sport Clube nasceu então, e dele fala o seu presidente de então, no jornal do Redondo “Alma Nova”, de 5 de Janeiro 1930.


Sem comentários: