Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 10 de maio de 2008

Campeonato de Portugal

Campeonato de Portugal

Em 1921/22 disputa-se a 1ª prova nacional. Chama-se Campeonato de Portugal, e joga-se entre os representantes das associações de Lisboa e do Porto. É em eliminatórias. Durante 13 anos vai-se alargando o nº de participantes, até que em 1934 se dá a primeira reformulação.
O argumento foi a derrota pesada (9-0) com a Espanha, que os “especialistas” atribuem à falta de competições, e o exemplo é o que se passa em Espanha, “razão” para a pesada derrota. Surgirá assim o Campeonato das Ligas (I e II). Passam a ser 3 as competições nacionais. As Ligas disputam-se primeiro, e todos os participantes da I Liga tem lugar no Campeonato de Portugal, juntando-se a estes os primeiros 6 classificados da II Liga. Em 1938/39 dá-se nova reordenação das competições. Surgem os Campeonatos Nacionais e a Taça de Portugal. O Campeonato de Portugal acaba, assim como as Ligas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não...
A I Liga não reformulou o Campeonato de Portugal que se disputou até 37-38 e continuou a decidir o campeão nacional de Portugal, e mais...
A Taça de Portugal não é a continuação do Campeonato de Portugal, são provas diferentes.

victor sousa disse...

tem de rever os seus "apontamentos" e deixar esses ares de supeioridade. Aporte factos que sustentem as suas teses. Aconselho-o a ler a Stadium e rever esses conceitos.