Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 16 de maio de 2008

Carcavelinhos Futebol Clube

Azul e vermelho eram as cores deste clube de Alcântara, uma freguesia de Lisboa. Ainda hoje perduram no emblema do Atlético Clube de Portugal, clube a que dá origem, quando em 1942 se junta ao União Futebol Clube de Lisboa. O seu recinto de jogo foi o campo da Tapadinha, de que se tornou proprietário, e que hoje, mercê de grandes obras, ainda está no activo. A sua fundação provém de 1912. Participante frequente e activo nas provas nacionais, onde se mantem até ao ano da fusão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de sublinhar no emblema do CFC a cruz de malta (DOS HOSPITALÁRIOS ou do CRATO)com os seus 4 braços e 8 pontas, provável referência ao Priorado do Crato. Com efeito, ainda hoje existe em Alcântara a "Rua D.António Prior do Crato" ou "Rua Prior do Crato". O Futebol Clube do Crato sagrou-se campeão distrital de Portalegre de futebol sénior, época 2007/8, e por isso ascendeu à 3.ª divisão nacional pela 1.ª vez na sua história.

Atlético CP Total disse...

Duas correcções:
As cores do Carcavelinhos eram o azul e o grená, não o vermelho.
O nome correcto e completo do União Lisboa é "União Foot-ball Lisboa"