Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 11 de maio de 2008

Carcavellos Clube

É um dos mais antigos clubes de Portugal. Tem actividade já em 1892, e tal resulta de ser clube constituído no âmbito de uma companhia inglesa de telecomunicações (The Eastern Telegraph Company), que sediada em Carcavelos, na Quinta Nova, ali dispunha de excelente campo, realmente preparado para jogar-se o futebol. Diz-se que as suas cores eram o verde e o preto, mas fotos do campeonato de Lisboa, em 1906, apresentam-na de preto e branco. Certo é que desaparece dos campeonatos distritais de Lisboa em 1910. Não se conhece qualquer símbolo que a identificasse, e nas fotos citadas também não se vislumbram. Mas tratando-se de ingleses é crível que o tivessem.

Sem comentários: