Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 11 de maio de 2008

Clube Internacional de Futebol

Pode dizer-se, com toda a propriedade, que foi o primeiro vencedor duma prova oficial em Portugal. Ganhou o campeonato de Lisboa, em 1906, onde estiveram 4 equipas.
Hoje ainda é um clube activo, e com uma peculiar postura (jogos e torneios inter-sócios). Foi fundado em 1902. As suas cores sempre foram o preto e o branco. Aquando da sua passagem pelo futebol de Lisboa, que jogou até 1924 (deixou o futebol por discordar da perda progressiva do amadorismo, que se verificava no campeonato), utilizou um dos primeiros recintos de propriedade de clube. Ficava em Alcântara.
Hoje dispõe do estádio Pinto Basto, integrado no seu excelente complexo da Ajuda.
http://www.cif.org.pt/

Sem comentários: