Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

...seguindo o rasto...

Foi na última vintena do século XIX, que este jogo foi dado a conhecer em Portugal. Rapidamente se tornou um jogo de “massas”, porque não tinha “custos”. Difícil era arranjar uma bola! Mas como a necessidade aguça o engenho, depressa os trapos, os jornais, as meias, e as bexigas de porco se tornaram “excelentes” objectos do jogo. Duas pedras de baliza, e um qualquer descampado de feira, e eis montado o cenário. Artistas e figurantes nunca faltaram. E assim tudo começou.

Ao longo dos tempos, muitas e quase incógnitas colectividades também experimentaram o futebol. O natural processo de selecção que se seguiu ao entusiasmo inicial, deixou milhares pelo caminho. Escrutinar essas presenças é o que procuraremos ir fazendo, na estratégia de conhecer os intervenientes nas provas nacionais em cada época e, sempre que possível, espreitar os respectivos distritais. Sempre haveremos de topar alguns...

Sem comentários: