Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um clube que não acaba

Era assim que titulava o artigo do jornal Política Nova, de 1 de Outubro de 1939, sobre a não-aceitação da inscrição do Clube Académico de Viseu no campeonato distrital de 1939/40.

Reinava grande desconforto no distrito, já que as rivalidades estavam extremadas, o que levava a muito afastamento das equipas de fora da capital do distrito, que se não inscreviam. Por isso mesmo, a direcção da AF mandou fazer um levantamento de todas as equipas do distrito que, não estando filiadas, dispunham de recinto de jogo, e frequentemente disputavam desafios de futebol. O objectivo era colocar o assunto ao Governo Civil, para que este actuasse.
Chegou mesmo, esta direcção, a alertar os clubes de Seia e Gouveia, habituais adversários destas colectividades, para que não jogassem com estes clubes, sob pena dela proibir os filiados de jogar com clubes daqueles concelhos. Eram tempos de grandes rivalidades, e por isso tudo servia para criar problemas. Foi o que aconteceu ao CAF, que se viu privado de disputar o campeonato, já que a sua inscrição não foi aceite, porque foi feita fora do prazo, alegava a AF, e também porque se não fez acompanhar das importâncias devidas pela inscrição do clube e dos seus atletas. É assim que este campeonato apenas tem 4 participantes. 2 de Viseu, o União e o SL Viseu, sendo os outros dois de Tondela e Mortágua. Seria o Mortágua Football Club o vencedor da competição.

Sem comentários: