Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 3 de janeiro de 2009

Como terá começado o futebol no Algarve

A prática do futebol no Algarve remonta a Maio de 1907, quando Joaquim Costa, tenente da armada e instrutor do Corpo de Marinheiros de Lisboa, que, ido ao Algarve em propaganda da causa, aproveitou a oportunidade para transplantar o novo desporto para a capital da província, iniciando a sua prática na Escola de Alunos-Marinheiros do Sul, instalada na defunta corveta “Duque de Palmela” , na ria de Faro.
O gosto pela modalidade foi medrando, e com a sua introdução, verificada alguns anos mais tarde, no Liceu de Faro, de onde os seus cultores a espalharam pelas terras da sua naturalidade, o futebol criou, de vez, raízes profundas na província.

(é assim que explica o jornal “Sports do Algarve”, na sua edição de 11 de Outubro de 1937)

Sem comentários: