Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Futebol na Guarda

O futebol no distrito apenas chega em 1946, que é o ano de fundação de uma associação distrital. A sua criação fica a dever-se a 3 entusiastas do futebol, funcionários do Banco de Portugal, na cidade. De tal forma eram entusiastas que a “sede” da associação tinha o banco por aboletamento civil.

Também a cidade era parca de locais de jogo. Não havia pura e simplesmente qualquer campo de futebol, pelo que o improviso era regra. Mas havia já vários clubes com actividade regular, como era o caso do Sport Lisboa e Guarda, e do Atlético Clube Egitaniense, que dariam, logo depois, lugar à União Desportiva da Guarda. Mas fora da capital do distrito também havia vários clubes, com Gouveia a afirmar a sua velha militância no futebol.

Mas, embora sem associação, e portanto fora da alçada da Federação, havia, desde anos longínquos, futebol estruturado. É assim que no jornal “O Sporting”, de 8 de Fevereiro de 1934, se dá conta de que no campo do Internato Académico jogaram o Football Clube da Guarda e o Operário Egitaniense. No mesmo jornal, e ao longo das suas edições de 1934, pudemos ver que se disputava um campeonato local, onde participavam, entre outros, o Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio, o Grupo Militar, o Académico e o Operário.

Voltaremos ao assunto.

Sem comentários: