Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 17 de maio de 2008

Esposende Sport Clube

Os anos 20 são de grande entusiasmo pelo futebol. Afinal começavam aqui as provas nacionais. Por isso surgiam por todo o país muitas colectividades cheias de esperança em se tornarem notadas. Esposende não podia falhar a onda, e assim em 1923 surge esta colectividade, hoje desaparecida. Mas durante muitos anos o seu vermelho e branco se passeou pelos campos portugueses. No fim dos anos 60 desaparece. Havia de ser "substituída" em 1978, agora pela AD de Esposende. O futebol continuava!

1 comentário:

Anónimo disse...

A Associação Desportiva de Esposende foi fundada em 27 de Novembro de 1978. A minha dúvida tem que ver com a extinção do Esposende Sport Clube, pois na década de 70, havia um clube de Esposende na III Divisão. Possivelmente seria este Esposende Sport Clube.

Luís Ruivinho