Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 27 de maio de 2008

União de Francos Figueirense

É no Porto e na freguesia de Paranhos que surge este clube (1945) da fusão do Sport Clube de Francos com o Figueirense Futebol Clube, por causa do recinto de jogos em Francos. Participa nas provas da então designada Promoção. Mas vendido este campo pelo senhorio, o clube suspende esta modalidade. Entretanto, mantém viva a chama do desporto, tendo participado por várias épocas no chamado futebol dos Amadores, e dedicando-se à formação. Cria em 1958 a modalidade de andebol, que ainda hoje mantém, nas camadas de formação. Participa ainda em provas de atletismo e ténis de mesa. Adopta, como data de fundação, a data (1925) em que surgiu o Figueirense Futebol Clube.

Sem comentários: