Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 24 de maio de 2008

Viana e o futebol

Viana do Castelo também fez valer os seus pergaminhos desportivos, criando logo em 1923 uma associação de futebol. Foi a 14 de Janeiro. Como era regra na época, as colectividades inscreviam-se em diferentes categorias, conforme as disponibilidades e apetências técnicas. Por isso que as primeiras categorias só tenham tido um clube (SC Vianense), que foi o campeão em 23/24 sem jogar, por ausência de adversário. Mas é justo citar os restantes pioneiros:
Lusitano Foot Ball Club, de Ponte de Lima, que se apresenta em 2ªas. Realiza o primeiro jogo oficial com o Vianense, em 23 de Dezembro de 1923
Lethes Atlético Club, também de Ponte do Lima, e que se inscreve também em 2ªs
Seixas Foot Ball Club, inscrito também em 2ªs
Grupo Desportivo Valenciano, que se inscreve em 3ªs
Grupo de Foot Ball dos Bombeiros Municipais de Viana, outro participante das 3ªs
Viana Taurino Clube
Sporting Clube Freixoense
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana
O Sport Clube Vianense, clube de 1898, inscreve-se em todas as categorias, e ainda empresta a sede para que a Associação de Futebol se instale. Esta mantém-se activa até 1943, mas a época é de crise, e então fecha as portas, pois os clubes estão exauridos.

Volta em 1971.

(extractos retirados do jornal "Aurora do Lima")

Sem comentários: