Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 26 de junho de 2008

Futebol em Leiria

Em 23 de Dezembro de 1928, ainda não havia futebol organizado no distrito.
A Associação de Futebol de Leiria havia de surgir um pouco mais tarde, sucedendo a uma tentativa de organização abrangente do desporto local, com a criação da Federação Desportiva do Distrito de Leiria, cuja existência se ficou a dever à persistência e empenho de alguns ilustres cidadãos, como Raul Ferreira Baptista, José Alves Pereira de Sousa, Eduardo Brito e Rodrigo Faustino de Sousa.
Neste dia, em Leiria, jogava-se, no campo do Parque, um jogo de futebol entre as duas equipas da cidade. O Ginásio Sportivo Liz defrontava o Leiria Gimnásio Club. O objectivo era a angariação de fundos a favor do Hospital da Misericórdia, e tinha sido instituída uma taça para o vencedor. Foi oferta de um particular, João Quintãs de Lima Braga, e foi-lhe dado o nome de D. Manuel Aguiar. Haveria de ganhá-la o Ginásio Liz, mas após vários jogos e com prolongamentos e amuos do Leiria Gimnásio, que até o campo abandonou! Muitos protestos e recursos depois, finalmente a Taça foi entregue ao Ginásio Liz.

(no jornal Semana Desportiva, publicado em Leiria, em 1929)

Sem comentários: