Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 27 de junho de 2008

A introdução do futebol em Viseu

Em artigo assinado por João de Figueiredo Cabral, que foi presidente do Sport Ribeira e Viriato, traça-se uma interessante panorâmica dos primórdios do futebol na cidade. O artigo:

Foot Ball – sua introdução na Beira
I Capítulo – dos tempos idos

“Por fins do ano de 1911, cheguei a Viseu. Vinha de frequentar a Escola Académica de Lisboa. Estava esta escola no período áureo da sua vida desportiva. Os seus atletas em Sports Atléticos eram os melhores de Lisboa, só tendo competidores no Colégio Militar….

…Em foot ball conseguiu ganhar o Campeonato Escolar de Lisboa…

… Tinha apanhado o “vício”, e ao chegar a Viseu vim encontrar um meio completamente estranho, sem a mais pequena ideia do que fosse esse jogo. Sabia-se que se jogava com uma bola, e pouco mais.
Os rapazes do liceu entretinham-se com a bilharda, o peão e o béto (que eu julgo uma variante do cricket). Confesso que a princípio esmoreci…

…Mas voltemos à história. Começámos os nossos treinos na parte superior do campo de Viriato. Onde hoje se joga, estava a praça de touros. Clube não havia. Equipas ainda menos. Eu lá vestia o equipamento que tinha trazido da Escola Académica. Era interessante ver o escândalo que provocava a minha “toilette” aos pais de família que por acaso ali passavam. Imaginem os leitores. De perna à mostra, e em ceroulas, como chamavam aos calções, em frente das pudicas donzelas que levavam a seu lado…

Combina-se a formação de um clube e baptiza-se, depois de muita discussão, em Sport Clube de Viseu. As equipas eram duas. Uma, camisa cor de rosa, outra de camisa azul, para podermos organizar dois “teams”, pois doutro modo não havia com quem jogar. As camisas eram de chita, e custaram depois de prontas 380 réis. As meias eram de mulher, das mais ordinárias, e o seu preço não ia além dos 3 vinténs.
A sede era junto ao chafariz da Ribeira, onde ultimamente esteve o Clube Académico de Foot Ball.
Por hoje já basta. Roma e Pavia não se fizeram n’um dia.

(in O Desporto, jornal desportivo, publicado em Viseu em 1928. 27 nºs de ABR a NOV)
Cota da BPMP : P-D-230

Sem comentários: