Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 17 de junho de 2008

Operário Futebol Clube de Lisboa

Velhinho clube de Lisboa (1921), localizado na freguesia de Santa Engrácia, ainda hoje está activo no futebol. De formação. Participa por 15 vezes nas provas nacionais (2ª e 3ª divisões), desde 1936 até 1974. Como cores identificativas escolheu o verde e o preto, e os seus jogos realizavam-se inicialmente no campo de S. Vicente, que deixou nos anos 40. Hoje dispõe de um recinto de jogo, designado por campo do Operário (no Monte Pedral), e que sempre foi ponto de encontro de muitos, pois sempre valeu aos que o não tinham, e ali encontravam lugar. Entretanto a natureza do seu nome logo causou preocupação aos mandantes, e cedo o seu nome foi mudado. Hoje retomou as origens.
Mas em http://www.operariofcl.com/ pode saber-se mais.

Sem comentários: