Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 22 de junho de 2008

Sport Comércio e Salgueiros

Outro clube dos históricos a ficar pelo caminho. Ainda participa na formação, e tem outras actividades desportivas, como o pólo aquático, onde é até um clube ímpar, com 12 consecutivos campeonatos ganhos, mas está mal. A história do seu nascimento é até romântica, com o "candeeiro 1047" a fazer de personagem principal. Surge como Sport Grupo Salgueiros em 1911, mais tarde Sport Porto e Salgueiros, que depois se junta ao Sporting Clube do Comércio, isto pelos idos de 1920. Nascia assim o "Salgueiral". Campo no Covelo, feito com esmero, e depois expropriado, Vidal Pinheiro, que hoje é estação de "metro", e a Arca d´Água, ali à espera que o clube volte à UEFA. Vermelho e branco são as cores, que "o meu Salgueiros é irmão do meu Benfica".

Sem comentários: