Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 1 de julho de 2008

União Foot-Ball do Entroncamento


(com a idónea e abalizada informação e documentação cedida por Ricardo Barral)
Foi a 31 de Dezembro de 1928 que surgiu esta colectividade. Fez do preto e do branco as suas cores afectivas, realizando muitos dos seus jogos no campo do Bonito, bairro ferroviário da então freguesia "independente". A colectividade ainda hoje tem actividade desportiva, embora dela não conste o futebol.






10 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber se este União é outro clube do Entroncamento que não o União de Futebol do Entroncamento, fundado em 31 de Dezembro de 1928.

http://www.distritosdeportugal.com/santarem/sao_joao_baptista_entroncamento/associacoes.htm#UNIÃO_DE_FUTEBOL_DO_ENTRONCAMENTO

Um abraço, Luís Ruivinho

victor sousa disse...

Este União de Futebol Clube (do Entroncamento) é aquele que participa na II Liga em 34/35 e 35/36, e na série 6 da II Divisão de 41/42. A fazer fé nos jornais da época, consultados, equiparia de verde e branco e jogaria no campo do Bonito, que era bairro operário. Não deverá ser outro senão o que cita. Apenas a data de fundação não coincide. Eu retirei esta da notícia de uma comemoração de aniversário, onde 1932 aparece como data de fundação. Mas pode estar errada, ou então ser a da filiação.
Tentarei confirmar os factos, e corrigir a informação, se fôr o caso.

Ricardo Barral disse...

Existem duas hipóteses para o facto:
Ou está a falar do União Futebol Entroncamento (UFE), fundado em 31/12/1928, que sempre equipou de preto e branco e jogava num campo perto da estação na parte sul, ainda hoje sede social do clube transformado em ginásio e pavilhão.
Ou está a falar dos Onze Unidos FC, já extinto.

Ricardo Barral disse...

Será possivel arranjar-me cópias desses jornais. Envie-me por mail rgomes9@hotmail.com

Obrigado
Ricardo Barral

Ricardo Barral disse...

Tenho fotografia de um pergaminho, que está exposto na sede do UFE, oferecido pelo Onze Vermelho ao União Futebol Entroncamento por ocasião de um jogo amigável datado em Lisboa de 7 de Abril de 1929. Se pretender envio por mail.

http://futebolamador-victor.blogspot.com/ disse...

Agradeço que o envie para enriquecer e tornar ainda mais fiável a informação aqui disponibilizada por alguns "maluquinhos" destas coisas...

victor sousa disse...

Está visto que aqui se fala do União. E realmente a data de fundação é 1928. Vai ser corrigida a informação. Quanto às cores, sem fazer fincapé na informação, ela foi recolhida das publicações consultadas. Vou tentar chegar à publicação donde retirei o logo, para confirmar a história, pois vejo que o clube ainda está activo (embora tenha deixado de o ver no futebol após 46/47).
Nas publicações que consultei, detectei outra colectividade no Entroncamento, o Onze Unidos FC, que particpou apenas 2 vezes no distrital, tendo abandonado na 2ª época.
As referências a campos de jogo, deixam pressupor que seriam dois os campos:
o campo do Bonito (bairro), e o campo da Oliveiras.
Quanto às fotocópias que solicita, infelizmente não lhe posso enviar, pois os jornais são do acervo da bilblioteca pública que consultei.
Mas deixo-lhe aqui uma listagem não exaustiva das publicações que consultei, e onde fui, aqui e ali, colhendo informação.

O Sport Scalabitano
Alma Torrejana
Correio da Estremadura
Ecos de Tomar
A Acção (de Tomar)
O Entroncamento
Notícias do Entroncamento
A Voz Republicana (Entroncamento)
Stadium

Ricardo Barral disse...

Qual a biblioteca pública que consultou?

victor sousa disse...

a listagem que referi no comentário anterior, respeita à Biblioteca Municipal do Porto. Se estiver interessado, posso enviar-lhe as cotas dos jornais citados, mas suponho que pelo menos em Santarém haverá cópias destes jornais. Sugiro-lhe o contacto com o Arquivo Distrital.
E relativamente à publicação donde tirei cópia do emblema, idêntico ao que agora envia, tenho a impressão que se tratava de uma publicação dedicada em exclusivo ao clube. Tenho ideia de estar integrada numa miscelânia. Infelizmente, inicialmente retirava a informação, mas não referia as publicações, o que torna difícil voltar às mesmas, pois consultei milhares de jornais, e centenas de títulos, mas uma coisa é certa. A informação existe.
Obrigado pela achega relativa ao clube, e se chegar a publicar algo, comunique, para colocar aqui a informação.

Ricardo Barral disse...

Só mais uma rectificação, o nome do clube é União Futebol Entroncamento