Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 7 de agosto de 2008

As reformulações das competições em Portugal

No início dos anos 50, o futebol procurava, ainda, a estabilidade competitiva que a reformulação de 1948 visou.
O governo da altura, que já tinha criado barreiras ao futebol popular, condicionando-o (o que na prática o extinguiu), resolveu desta vez intervir no desporto corporativo (era assim que eles chamavam às equipas surgidas no seio, ou âmbito, das empresas). Deu, por isso, instruções à direcção geral dos desportos, para que ordenasse à FPF que não aceitasse inscrições de equipas nestas circunstâncias, que deviam ingressar no futebol da FNAT. Algumas equipas reformularam-se e libertaram-se do jugo, mas a maioria extingue-se.

Sempre que o Estado intervém no futebol, que tudo deve à sociedade civil, é para proveito próprio (ou seja, da clique que o habita), e em prejuízo de um esforço generoso que se vai exaurindo.

Sem comentários: