Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 24 de agosto de 2008

Sporting Clube Arcoense

O entusiasmo pelo futebol nos anos vinte levou ao aparecimento de muitos clubes, sendo Viana do Castelo e Ponte de Lima berço de muitas delas. Este Arcoense é de Valdevez, como os jornais da época, Notícias dos Arcos e Voz do Minho amplamente relatam.
A inauguração do seu campo de jogos foi, até, pretexto para um grande jogo à época: Vianense-Salgueiros. Equipava de verde e branco, mas o definhar do futebol no distrito, que fez desaparecer a AF no início de 40, levou a que muitos clubes acabassem. Este foi um deles. Esteve no futebol nacional (2ª divisão, 1939/40).

Sem comentários: