Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 24 de agosto de 2008

Sporting Clube da Póvoa


Tinha quinze anos o século vinte quando surgiu um Varzim, que haveria de ser o Sport Clube. Mas nestas coisas sempre existem divergências, e daí que alguns se tenham demarcado deste clube que nascia, e tenham criado um Varzim Foot Ball Club. Modesto, discreto, e de mitigada actividade, cedo passa a Sport Clube da Póvoa. Mais tarde, e buscando um apoio que lhe permitisse a sobrevivência, torna-se o Sporting Clube da Póvoa, agora filial dos de Lisboa.
Participa no futebol informal, faz incursões pelo oficial, quando disputa a Promoção e a 2ª distrital. Tem um momento de glória quando chega à 2ª divisão nacional, o que acontece em 1940/41 e 41/42.
Desaparece a partir daqui. Provavelmente estas andanças terão exigido de mais, e por outro lado nota-se o aparecimento, na então vila, de outras colectividades que lhe discutem o espaço.
O verde e o branco fizeram a sua imagem, e o "stadium" Gomes de Amorim serviu-lhe de palco muitas vezes.

Sem comentários: