Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 17 de agosto de 2008

SUD - Sociedade União Desportiva

Foi em Paços de Brandão, provavelmente no início dos anos 30, que esta colectividade foi criada. Dos relatos colhidos, detecta-se que jogava no campo Central. Entre 1936 e 1941 participou no futebol de Aveiro, que em 1935 chegou a ter 2 associações de futebol. Uma em Ovar, e outra em Aveiro. Em 1938/39 e 39/40, o futebol nacional, na 2ª divisão, contou com a sua presença. Hoje está extinta.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Sociedade União Desportiva estava sediada na freguesia de Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira e não em Vale de Cambra. Entre os anos 20 e 30 do Século passado a freguesia de Paços de Brandão era muito dinâmica ao nível do associativismo, havendo por isso uma enorme rivalidade entre elas. Outro clube emblemático desta altura na freguesia e no próprio movimento associativo distrital, era o Football Club de Paços de Brandão, tendo sido um dos clubes fundadores da associação de futebol de Aveiro.

victor sousa disse...

Obrigado pela correcção. Efectivamente o SUD sempre foi de Paços de Brandão. Foi uma imperdoável distracção que levou a atribuir a vale de cambra a sua origem.
Já foi corrigida a informação.