Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Grupo Desportivo Viação de Sernache

Não se pode dizer que este seja uma saudade, já que o clube está vivo, embora tenha deixado de ser "Viação", e passasse a ser "Vitória". Mas porque naquela versão se passeou pelo futebol nacional (58/59, 59/60, 61/62 e 62/63), aqui fica a sua citação.
Falta dizer que a sua localização é na freguesia de Sernache do Bonjardim, vila do concelho da Sertã, onde em 1948 foi criado. Actualmente tem o seu futebol no distrital de Castelo Branco, realizando os seus jogos no campo Nun´Álvares, onde se agitam as suas cores vermelha e azul.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez os meus parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido. No entanto, queria rectificá-lo relativamente ao Vitória de Sernache. O clube não tem o futebol suspenso e participa,neste momento,no Campeonato Distrital de Castelo Branco, o que também aconteceu nas últimas épocas.
Além disso, este Vitória, que herdou a história do Viação, também já conta com pelo menos quatro passagens pela Nacional da 3ª Divisão,durante os anos 90.
Rui Lopes

Marcelo Vaz disse...

O nome correcto da vila e freguesia é "Cernache do Bonjardim" com "C" na grafia moderna, no entanto é curioso que o clube mantenha o "Sernache" escrito com a grafia antiga na sua designação, é uma maneira de manter a história.