Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Associação de Futebol de Portalegre - o nascimento

O entusiasmo pelo futebol, no primeiro ano da República em Portugal, era uma evidência em Portalegre.
Foi assim que um grupo de entusiastas se empenhou na criação de um campo de futebol, que seria a base da competição organizada, que em breve apareceria.
O jornal A Plebe de 1 de Janeiro de 1911 dizia:

Campo de foot – ball

Está já concluído o campo de futebol desta cidade, que brevemente será inaugurado com um match entre o Sport Clube Portalegrense (viria depois a ser designado por Sport Lisboa e Portalegre) e os Bombeiros Voluntários.

Este campo era o designado por campo da Fontedeira. Mas já existia um espaço de jogo designado por Campo da Bola, e que seria até usado posteriormente, aquando da primeira competição oficial.

O mesmo jornal anuncia, a 19 de Março de 1911, que o campo seria inaugurado a 26 de Março. Diz a notícia:

É no próximo domingo que tem lugar a inauguração de foot-ball, há pouco construído em Portalegre, com um match entre equipas de Bombeiros Voluntários de Portalegre e Robinson.
Com este desafio que marca mais um passo na vida sportiva desta cidade, comemora-se mais um aniversário da fundação da benemérita corporação dos Bombeiros Voluntários de Portalegre.
Ao team vencedor será oferecido uma bilheteira de metal, oferta do senhor George Robinson e da corporação dos Bombeiros Voluntários.
Abrilhanta esta festa a banda dos Bombeiros.

É profícua a edição de notícias de futebol neste semanário de Portalegre, que se publica ao domingo, desde 1896.

Entretanto, a 11 de Junho, o jornal dá conta da criação do Grupo Esperança. É o Sport Clube Esperança que surge.

A 23 de Julho, o jornal reflecte sobre o futebol na cidade, dizendo ser evidente o aumento do número de cultivadores deste jogo, e salienta o aparecimento de um campo de jogos, referindo que agora falta regulamentar e orientar a competição. É a criação de uma Associação de Futebol que aqui se sugere.

Em 15 de Outubro fala-se, no jornal, na previsível criação de uma comissão do campo, com o objectivo de concluir as obras de construção do recinto de jogo, já que a comissão existente vem demonstrando muita inércia. Será neste âmbito que se encontrarão os elementos criadores da AF.
A 29 de Outubro o jornal relata a reunião convocada pelo Sport Clube Portalegrense, e que terá lugar na sede dos Bombeiros Voluntários, que visa nomear a direcção para 1911/12, e pretende também nomear um delegado para a associação local de futebol (que fora entretanto criada). Criada, mas ainda não devidamente legalizada, como se infere do relatado a 5 de Novembro, onde se diz que, pelo facto da direcção da AF não estar devidamente organizada, não se realizará o primeiro jogo oficial. Mas a 12 de Novembro publica-se o calendário oficial dos jogos da época 1911/12, que contará com os 4 clubes da cidade, a saber:

Bombeiros Voluntários de Portalegre
Bombeiros Voluntários Robinson
Sport Clube Esperança
Sport Clube Portalegrense.

Os recintos de jogo são dois: Fontedeira e Campo da Bola, conforme consta do calendário que citámos.
O campeonato começará a 12 de Novembro de 1911, e terminará a 28 de Janeiro, já em 1912. O vencedor será detentor da Taça Portalegre.
A Associação de Futebol será presidida por Álvaro Coelho Sampaio, tendo como tesoureiro o senhor A. Shaw. Todas as 4ªs feiras reunirá na sede do Sport Portalegrense, às 8 horas da noite, para homologação dos jogos e estudo de situações colocadas pelos clubes, tendo por base o regulamento da AF de Lisboa, que vigorará nesta primeira época.
Os desafios começarão sempre às 2 horas da tarde, e as entradas serão pagas a 40 réis.

Sem comentários: