Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Angra do Heroísmo – implantação do futebol

O jornal de Angra do Heroísmo, “ O Desporto”, na sua edição de Maio de 1921, faz uma sinopse do que tem sido até aí o futebol na Terceira, e diz que o seu impulsionador foi Tomé de Castro, que, regressado de Inglaterra onde estudou, se dedicou à sua divulgação.
Mais tarde, ele e outras figuras de relevo na ilha, como Henrique Borges, Barradas de Noronha, Manuel Freitas, criaram diversos clubes. O Angra Sport Clube tem o dedo de Tomé de Castro.
Outras associações, como a União Sportiva dos Empregados de Comércio, que nasceu como Grupo de Futebol dos Empregados do Comércio, se formaram graças aos esforços de Manuel J. Freitas e Gabriel Garcia, que em 1916 lhe deram o incremento que então ostentava.
O Recreio Sport Clube, agora um pouco mais fraco (dizia o jornal), mas dirigido com a muito boa vontade de F. Oliveira e Manuel Tomás.
O Terceira Sport Clube, o Açoreano Sport Clube e tantos outros que se formaram, e entretanto desapareceram, muito deram ao futebol em Angra.
Hoje contamos com uma nova associação:
União Sport Clube, dependente da vontade de Manuel Forjaz. Actualmente (Maio de 1921), Angra conta com 4 clubes:

- Angra Sport Clube
- Recreio Sport Clube
- União Sport Clube
- USEC – União Sportiva dos Empregados de Comércio (1)

Entretanto o jornal anuncia a iminência da criação de uma Liga de Educação Física.

(1) – em AG de Dezembro de 1928 alterará o nome para Clube União Sportiva.

a USEC foi fundada em 1901;
a União Sport Clube foi fundada em 1921;
reaparece o RASC em 1921 (Recreio Artístico Sport Clube)

Sem comentários: