Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Futebol - esse fenómeno social sem par

O que é o foot ball

Assim titulava uma reflexão sobre o tema, o jornal “O Estudante” publicado na cidade da Horta, ilha do Faial, em 4 de Novembro de 1925.

Consultando os jornais dos primeiros 20 anos do século passado, é evidente a rejeição que o fenómeno cria em muita gente. Por isso que a história do fenómeno esteja prejudicada pela omissão, cujas raízes estão aqui afloradas.

Dizia o jornal:

“Tem-se escrito muito a favor e contra o jogo de foot-ball. Violento em si, transmite entusiasmos frenéticos ou rancores excessivos. É querido apaixonadamente, e amaldiçoado. É sabido que, para muita gente, o futebol é um jogo de selvagens…"

Já assim se dissertava em 1925, e, quase 100 anos depois, as paixões mantêm-se em ebulição. Além do Sol, existe outro fenómeno semelhante?

Sem comentários: