Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




domingo, 11 de maio de 2008

Sport Grupo Scalabitano Os Leões

Nos primórdios do futebol, o entusiasmo chega também a Santarém (Marvila), e então forma-se este clube em 1916, que está na origem do futebol organizado, no distrito. O campo Alfredo Aguiar servia-lhe de sala de visitas, nos seus intensos jogos, onde as cores amarelo e branco indiciavam a sua presença. Mas em 1969 decide juntar-se a outra marcante colectividade da cidade, o Sport Grupo União Operária, e daí nasce a actual União Desportiva de Santarém. Entre 1925 e 1968 foi assíduo participante das provas nacionais (1ª , 2ª e 3ª divisões).

9 comentários:

António de Oliveira disse...

Uma perguntinha: não será possível "ressuscitar" o Sport Grupo Scalabitano Os Leões de Santarém?
Fica a sugestão e o desafio...

P.S.: Uma delícia, este blogue!

victor sousa disse...

Cabe às forças vivas da cidade a resposta, mas parece-me que agora há poucas memórias.
Até a Cavalaria fechou as portas...

Fica um reparo. O Leões foi fundado em 1911. 8 de Dezembro.

carlos presunça disse...

Tive a honra de vestir essa camisa até á fusão e formação da União de Santarém pela qual também joguei. Em referência aos Leões, a ultima taça ganha por este clube, foi pela equipe de juvenis, da qual fiz parte. Não haverá ninguem com fotos para postar?
Um abraço para todos.

victor sousa disse...

Santarém tem muitas das suas memórias recentes, preservadas no excelente jornal que é o Correio do Ribatejo, e que sucede, sem descontinuidades,ao Correio da Extremadura. Talvez uma pesquisa no seu acervo lhe dê essas recordações que procura.

Anónimo disse...

Reativar os LEÕES...ha desejos que se realizam, este pode muito bem ser em breve.

Anónimo disse...

http://www.osleoes.pt/

Anónimo disse...

haverá , se calhar, a intenção de fazer um site.
É que o indicado não tem retorno...

Anónimo disse...

Os Leões já foram reactivados

Anónimo disse...

Tenho várias fotos de Os Leões. De bom grado as partilho, basta pedir para 1143dc@gmail.com. O acervo fotográfico do clube foi objecto de restauro em 1992, pelos cuidados do Dr. Rui Pedro Calarrão e dos seus colegas directores da UDSantarém, que ao tempo incorporava "Os Leões". Também a colecção de galhardetes, taças e inclusivamente o brasão do clube, de grandes dimensões, foram nessa altura restaurados e ficaram em exposição na sede desse clube.
Saudações leoninas. Invictos desde 1969!