Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Unidos Futebol Clube de Tortosendo

Foi em 1946 que em Tortosendo, freguesia (vila) da Covilhã, surgiu esta colectividade desportiva, hoje inactiva, no futebol sénior. Tinha no amarelo e no azul as suas cores preferidas. Chega ao futebol nacional em 1955, disputando a 2ª divisão.
A terra voltaria ao futebol nacional em 1983 (3ª divisão), mas agora representada pelo Benfica.

2 comentários:

Rui Lopes disse...

Meu caro Vítor Sousa!

Antes de mais os meus parabéns pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver neste seu blogue (os elogios são extensíveis ao Futebol Local).
Aproveito para dar aqui uma achega/correcção sobre o Unidos do Tortosendo. É referido que a equipa participou por duas vezes nos campeonatos nacionais, o que não corresponde bem à verdade. É um facto que o Unidos militou na 3.ª Divisão na época de 1955, no entanto a presença de 1983 é da outra equipa da freguesia do Tortosendo (Tortosendo-e-Benfica). São duas equipas ainda activas, apesar de ambas terem abandonado o futebol. Caso assim deseje, poderei enviar-lhe algumas informações sobre o Tortosendo-e-Benfica.
Já sabe para onde me contactar.
Cumprimentos,

Rui Lopes

victor sousa disse...

amigo Rui Lopes, obrigado.
Já em tempos me facultou um ficheiro sobre o futebol em Tortosendo, e que me esclareceu de forma preciosa.
Pelos vistos ainda ficaram falhas, agora rectificadas.

Vou contactá-lo por mail.