Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Boavista de Faro

Em 1914 surge, em Faro, uma nova equipa, que dá pelo nome de Boavista Foot Ball Club. Segundo o jornal "O Algarve", de 8 de Agosto de 1915, o clube tem origem numa dissidência de velhos elementos do Sporting Clube Farense, ao qual o jornal deseja todas as prosperidades. Mas não deixa de salientar que lamenta que o antigo capitão do Sporting se tenha ligado a elementos que em tempos lhe foram desafectos, chegando um deles, o sr. Bento, a impedir a realização de um desafio entre o Sporting e um misto do Faro Foot Ball Club.
Lamentando este facto, o jornalista exprime o desejo de que o castigo que aquele jogador sofreu – expulsão do Sp C Farense – sirva de travão aos seus instintos agressivos, diligenciando ser correcto durante o jogo.

Sem comentários: