Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 9 de outubro de 2008

... e o futebol chega ao Algarve.

O Algarve e o futebol

Genericamente, e por todo o país, o aparecimento do futebol levou à criação de entidades organizadoras das competições com um carácter distrital e, simultaneamente, ligadas a outra entidade catalizadora, uma federação. Nesse contexto, o futebol no Algarve teve o seu primeiro campeão distrital (Olhanense) em 1921/22, já que a AF do Algarve surge em 1921.
Mas para que isto fosse uma realidade, houve toda uma envolvência que convém registar.
Nos primórdios da década de 1910, o futebol tinha um desempenho aleatório e circunstancial, usualmente com jogos entre equipas da mesma cidade. Por vezes essa equipas eram constituídas na ocasião, e as colectividades nomeadas não tinham existência legal. Por isso que um jornal local (O Algarve de 6 de Setembro) cite o jogo entre o Sporting Clube Farense e um misto da cidade, que teve lugar no campo de S. Francisco, com vitória do Sporting por 6 a 0. Corria o ano de 1914, e o jogo foi no domingo 23 de Agosto. Nesse mesmo dia, noticiava o jornal, haveria um jogo entre o Faro Futebol Clube e o Sporting Clube Farense. Mais dizia o jornal, que o Sporting tinha já efectuado, desde o princípio do ano, 10 jogos, tendo vencido 8, e apenas perdido um. Marcara 34 bolas, e recebido 6.
À altura, havia no distrito algumas equipas dedicadas ao futebol, informando o jornal que o Sporting partiria para Lagos (onde também se realizava um campeonato) em 26 de Dezembro de 1914, e onde as equipas mais representativas eram o Lagos Foot Ball Club, e o Sport Lisboa e Lagos, que o jornalista diz ser delegação do Sport Lisboa e Benfica, “actual campeão de Portugal” (sic).
Entretanto em 1 de Agosto seguinte, o Lagos, que perdera 5 a 0 com o Sporting, apresentou-se em Faro para um jogo desforra. Mas não contactara previamente o Sporting, pelo que este começa o jogo só com 9 jogadores! Era, assim, imprevisível e desorganizado o futebol.
Por isso que alguns se propusessem à criação de entidades organizadoras. Foi o caso do aparecimento, em Tavira, de uma denominada Liga de Educação Física do Sul, que, dirigida por Vasco Campos, dizia pretender tornar a Liga federadora dos desportos. Nesse intuito, propôs-se a organizar o “I Campeonato De Foot Ball do Sul do Tejo”.
Mas determina jogos em dias sucessivos (4, 5, 6 e7 de Outubro – 2ª a 5ª feira), e com algumas equipas a jogar duas vezes no mesmo dia. O Sporting propõe alterações, nomeadamente jogos ao domingo e feriados, campeonato por pontos, mas a Liga não cede, e o Sporting Farense não participa. O mesmo acontece com o Boavista, equipa formada entretanto, com jogadores dissidentes do Sporting Farense. Por isso a Liga organiza o que chamou de Taça Algarve, e disse que definia o campeão do Algarve. Joga-se a 24 de Outubro um Sporting Clube Olhanense contra o Tavirense Futebol Clube, no campo dos Mártires, em Tavira. O jogo termina empatado a um, e o jornal não diz quem foi o “campeão”.
Entretanto, e dada as circunstâncias, surgem tentativas de dar um pouco de organização ao futebol. Em Faro. É isso a que se propõe o jornal “O Sul”. Desta intenção surge a União de Futebol de Faro, que efectivamente organiza um campeonato na cidade, a que concorrem o Sporting Clube Farense, o Boavista Futebol Clube, e o Académico Futebol Clube, que também é designado por Associação Académica do Liceu João de Deus. Então, em 6 de Fevereiro de 1916, joga-se o primeiro jogo:

Sp C Farense – Associação Académica, 1-2
Em 13 de Fevereiro, Associação Académica – Boavista FC, 2-0.
A 20 de Fevereiro o jogo entre o SpC Farense – Boavista FC termina 2-1.
12 de Março Associação Académica – Sp C Farense fica 0-2
19 de Março Associação Académica – Boavista FC 1-1
26 de Março Sp C Farense – Boavista FC 3-2
30 de Abril jogo repetição, por protesto do Académico, jogaram a
Associação Académica com o SpC Farense, que terminou 3-2.
14 de Maio Associação Académica – Sp C Farense 6-2
21 de Maio SpC Farense – Boavista FC 3-1
28 de Maio Associação Académica – Boavista FC 2-0.

O campeão é a Associação Académica com 11 pontos. Farense é o segundo com 9, e o Boavista, que só teve um empate, termina com um ponto.

Estava dado o pontapé de saída do futebol no Algarve.

Sem comentários: