Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 14 de outubro de 2008

Como um relógio acabou com o futebol no Algarve

Em 17 de Fevereiro de 1917 dá-se o primeiro jogo da época, entre o Académico FC e o Sp C Farense, que o primeiro vence por 2 a 1. A organização é de uma entidade que sucede à União de Futebol de Faro, que se extinguira. Os jornais chamam-na de Associação de Futebol do Algarve, e preside Cunha Belém.
O segundo jogo do campeonato faz-se entre o Sport Lisboa e Faro e o Sp C Farense, com empate a zero. Segue-se, no domingo seguinte, o jogo entre o Académico e o SL Faro que este vence por 2 a 0. Mas o Académico protesta o jogo, que a AFA virá a anular. O motivo prende-se com a avaria do relógio do árbitro, quando faltam cerca de 10 minutos para o fim da primeira parte, e que aquele calcula mentalmente o tempo em falta!
A convulsão instalada origina que no desafio seguinte, entre o SL Faro e o Sp Farense, tenha campeado a indisciplina. O árbitro expulsa um jogador do SL Faro que diz que está ali para defender a honra do clube, que nada fez, e por isso não sai do campo. O público invade o terreno e recusa-se também a sair. Não resta outra hipótese à AFA que não seja suspender os campeonatos (as 2ªs categorias também foram abrangidas), o que acontece em Abril de 1917. Diz a Associação que o campeonato será “transferido” para 1917/18. Tal não acontece, e futebol organizado só voltará em 1920, agora com uma AFA, que dura até hoje.
Como nota adicional, refira-se que o campeonato de 2ªs categorias contava, além do SL Faro e do Sporting Farense, com o Olhão Futebol Clube, o Risonho Futebol Clube, e os Soldadores Olhanenses.

Sem comentários: