Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 11 de outubro de 2008

O início do futebol na Madeira

Seria mais adequado dizer no Funchal, mas afinal é um pouco o que sucede por todo o lado. As cidades capital de distrito são os centros do futebol, no início do século vinte.
A construção de recinto de jogo revela-se empresa difícil, dado a configuração do terreno e os custos associados, levando a que os primeiros jogos se façam em locais improvisados.
Entretanto, o primeiro campo de jogo, o da Achada, foi inaugurado, mas os jornais da época dizem que a sua orientação é inadequada, já que o sol perturba sempre uma das equipas! Talvez por isso que logo apareça outro recinto, o de Almirante Reis, que surge associado ao Marítimo, que tem ali a sua sede, e até publica um jornal dedicado ao desporto!
Serão estas as circunstâncias que levam ao primeiro campeonato (de 1ªs categorias), em 1916/17, e competem nele 4 equipas, filiadas na recentemente criada Associação de Futebol. Ganha o Marítimo. 4 vitórias em 4 jogos.
Mas logo começam os problemas, com um dos participantes, o Sporting Grupo do Funchal, a desistir, por atritos com a Associação. Dissolve-se, mas posteriormente ressurgirá com o nome de Sporting Grupo de Futebol.
Em 1918/19, o campeonato tem 4 equipas, mas não chega ao fim. O União vence o Marítimo por 3-0 mas estes protestam, e a AF anula o jogo. O União discorda, e desiste. A Associação suspende o campeonato, que contudo não voltará. Por isso na época seguinte, 1919/20, não se realiza o campeonato. Ia já o ano de 1920 perto do fim, e não se viam movimentos para a organização do campeonato 1920/21. Convém aqui dizer que as presidências das Associações usualmente se elegiam para um ano, o que também terá contribuído para o marasmo sentido.
É então que o jornal desportivo “O Desporto” resolve convidar para uma reunião todos os clubes da Madeira, visando reactivar a AF, o que se verifica em Outubro do ano 20.
Embora nem todos tenham comparecido, existiam à altura os clubes:

- Clube Sport Madeira
- Clube Sport Marítimo
- Grupo Desportivo Nacional
- Grupo Santa Clara Clube
- Grupo Sportivo Internacional
- Império Futebol Clube
- Sporting Grupo Futebol
- União Futebol Clube

Entrava nos eixos o futebol na ilha.

Sem comentários: