Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 4 de outubro de 2008

Futebol de antanho

A 25 de Março de 1914, um jornal de Portalegre, o “Districto de Portalegre”, noticiava o primeiro jogo oficial da época, disputado a 15 de Março, entre o Sport Clube Esperança e o Sport Lisboa e Portalegre.

Diz-se ali que João Gonçalves era o “goal-kepper” do Sport, que tinha em Leopoldo, Mocho e Saramago os “backs”. Já Miranda e Ilídio faziam de “half-backs” do Esperança, que apresentava no seu “time” os “forwards” Brandão e Casaca.
O jogo começou cerca das 14 horas e 30, no Campo da Bola, custando a entrada 40 centavos. O conhecido “foot-baller” Francisco de Oliveira Gueifão, serviu de “referee”. O “kick off” pertenceu aos verdes brancos do Esperança, e o jogo terminou com 4 gols para o Sport, que não deixou entrar nenhum.

Eram assim os (poucos) relatos que se podiam ler, à época, nos jornais que lhe davam importância…

Sem comentários: