Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 4 de outubro de 2008

Portalegre, cidade do Alto Alentejo… e pioneira no futebol

Provavelmente o facto de existir uma grande presença de ingleses no concelho, no início do século vinte, terá levado ao aparecimento duma associação de futebol, que seria a segunda no país.

No princípio, o entusiasmo era pela participação, e por isso a massa associativa de cada clube que ia surgindo era também o plantel das diferentes categorias. Forma expedita de “estruturar” as muitas vontades e… qualidades. Daí que os campeonatos se desenrolassem em 1ªs, 2ªs, 3ªs e mais categorias. Por isso que o jornal “A Plebe”, de Portalegre, tenha reproduzido, em 24 de Abril de 1914, a notícia de que os 5ºs grupos do Sport Lisboa e Portalegre e da Associação de Foot Ball Académica se tenham cotizado para a compra de uma taça, para que uma série de desafios (não diz quantos…) definisse a quem a mesma caberia. O primeiro jogo ganhou-o o Sport por um a zero.

Na altura todos os jogos se desenrolavam no mesmo sítio. O Campo da Bola (assim, com letra grande) ficava na Quinta Formosa, na Fontedeira. Campo da Fontedeira seria o nome porque o campo seria conhecido posteriormente, e por muitos anos.

Então, com a Associação de Futebol criada, começa a primeira competição oficial, que tem a época 1911/12 como a primeira disputa da Taça de Portalegre, que o “Regulamento Geral do Foot Ball da Associação de Portalegre” define como prova anual, com atribuição do troféu à colectividade que a vença por 3 vezes. Seria o Sport de Portalegre a colocá-lo nas suas vitrinas, já que venceu as 3 primeiras competições.

É adequado que aqui se relembrem quais os intervenientes nesta prova, que serviu para definir também os primeiros campeões distritais. Nas tais categorias principais, as primeiras, concorreram:

Sport
Clube dos Bombeiros Robinson (uma fábrica de ingleses, nas cortiças)
Sport Clube dos Bombeiros Voluntários de Portalegre
Sport Clube Esperança
Sport Lisboa e Portalegre

Entretanto, os Voluntários de Portalegre desistem e dissolvem-se (desportivamente), após 2 participações. O Esperança vence a temporada oficial em 1914/15, quando se começam a notar sinais de debilidade na associação, que levará a alguns anos de inactividade.

Sem comentários: