Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 28 de outubro de 2008

Os primórdios do futebol em Beja

Corria o ano de 1916, e despontavam pela cidade vários clubes. Não existia associação distrital, e por isso a competição era pontual, eventualmente numa disputa de qualquer taça circunstancial, ou porque qualquer colectividade forasteira acedia a algum convite.
Mas em 1923 a câmara municipal decide instituir uma taça (Taça da Cidade), para ser disputada pelos clubes da cidade, com a sua atribuição definitiva a quem vencesse 3 vezes a competição anual.
A primeira teve início a 5 de Outubro, data marcante que ficou como início das restantes, que terminou em 1926 com a sua conquista definitiva pelo Luso, vencedor de todas as competições.

Na primeira edição participaram:

- Desportivo Pax Júlia Atlético Clube
- Despertar Sporting Clube
- Futebol Clube Glória ou Morte
- Luso Sporting Clube
- União Sporting Clube

Em 1926 era finalmente criada a Associação Distrital de Beja, conforme notícia do jornal O Bejense, de 11 de Março.

Sem comentários: