Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 1 de novembro de 2008

Torres Novas, um campeão sofrido!

Torres Novas, um campeão sofrido.

Em 1927/28, o campeão de Santarém foi o Torres Novas Foot Ball Club. Mas chegar ao título foi uma odisseia. Vejamos o que nos conta a Alma Torrejana, quinzenário local, que teve o seu 1º número em 19 de Fevereiro de 1928.

Foot Ball

Tem o Torres Novas FC marcado, nos últimos tempos, um lugar de verdadeiro destaque no meio desportivo do nosso distrito, devido à série de retumbantes vitórias que sobre os melhores clubes distritais tem conseguido obter, e dentre os quais se conta o Clube do Tramagal, que, não obstante ser considerado um grupo de renome, foi vencido por 7 a 1.
Jogou também o Torres Novas no dia 5, em Santarém, como o Grupo Os “Leões” daquela cidade, para disputa das eliminatórias distritais para o Campeonato de Portugal.
O desafio, ao qual assistiram centenas de torrejanos, foi bastante renhido e arbitrado com descarada parcialidade, o que motivou ruidosos protestos, não só da parte da assistência, como da Direcção do Clube Torrejano, tudo levando a crer, e com razão, que o resultado desse encontro seja dado, por quem de direito, como nulo, devendo realizar-se em seguida, novo desafio.”

O jogo, efectivamente, voltou a repetir-se em 12 de Fevereiro, vencendo Os Leões por 2 a 1 (está no nº 2 do jornal), mas voltou a ser anulado. Entretanto, a União Operária vencera os Leões para o Campeonato de Portugal, e o Torres Novas volta a jogar, mas agora (23) com a Operária, ganhando por 2 a 1. Tudo nos conta o jornal que vimos citando, que conclui:

O Torres Novas Foot Ball Club, que irá em breve jogar a Lisboa nas provas do Campeonato de Portugal, ficou desta forma com o honroso título de campeão do distrito, honra que até hoje tem cabido sempre ao Grupo Os “leões”, da cidade de Santarém.

Sem comentários: