Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




sábado, 1 de novembro de 2008

Santarém com futebol.

Também aqui o futebol chegou nos primórdios do século XX, com algumas equipas a despontar cedo para o futebol.
Mas este era desordenado, sem competições regulares. Por isso, e porque então se disputavam já campeonatos nacionais, alguns entusiastas, entre os quais Alfredo Rodrigues Aguiar, que mais tarde daria o nome ao campo dos Leões, como homenagem a um homem do desporto, falecido tragicamente, deram corpo à criação duma associação de futebol.
Surgia, assim, a Associação de Futebol de Santarém, corria o ano de 1924. Embora no distrito já existissem outras equipas, sobretudo em Tomar, era na cidade que se jogava o futebol associativo. Em Fevereiro de 1925, a 1, começou a disputar-se o 1º campeonato da AF, a que foi dado o nome de “Taça Associação”, e que durou até 15 de Março, sendo ganho pelos Leões. Nele participaram ainda o Grupo dos Empregados do Comércio, o Sporting Ribeirense e a União Operária. Mas esta prova teve um complemento, que foi a realização de um jogo com o Sporting de Tomar, para definir o campeão distrital. Convém referir que a Liga de Tomar, criada em 1927, só depois integraria a AF de Santarém, como filiado colectivo. Era complexa a organização do futebol então, mas existia muito entusiasmo.
Nesta altura ainda não havia nenhum campo de futebol em Santarém, tendo os jogos lugar num logradouro público de grandes dimensões, chamado de Campo de Sá da Bandeira. Era aqui que então se jogava, até que Os Leões passaram a ter o único campo da cidade, inaugurado em 1 de Fevereiro de 1925, e que ficava na Chã de S. Lázaro. Daí que tenha passado a ser conhecido por campo de S. Lázaro, mais tarde rebaptizado como Alfredo Aguiar, um desportista emérito e fundador da AF, desaparecido tragicamente aos 31 anos, chegava 1926 ao fim.
Refira-se que este homem, muito empreendedor, criara em 1921, na Ribeira de Santarém, um dos muitos clubes que aqui sempre existiram. Este chamava-se Tejo Foot Ball Club, mas dele não consta vida larga.

No início da época de 1927/28 tinha a Associação como filiados:

- Grupo de Futebol dos Empregados de Comércio
- Liga de Foot Ball de Tomar
- Sport Grupo Scalabitano Os Leões
- Sport Grupo União Operária
- Sport Lisboa e Santarém
- Torres Novas Futebol Clube
- Tramagal Sport União

Em Dezembro de 1927 filia-se:

- Atlético Clube Ribeirense

Posteriormente, em Janeiro de 1928, chegam mais clubes:

- Sport Clube Coruchense

(fontes: O Sport Scalabitano, 1927/28; Alma Torrejana, jornal de 1928 de Torres Novas; Correio da Estremadura, semanário desde 1890, em Santarém)

Sem comentários: