Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 4 de novembro de 2008

Uma época desportiva em Évora

Foi pelos fins de 1926 que surgiu a Associação de Futebol de Évora. Talvez seja esse o ano de oficialização do futebol em Évora, já que se não conhecem participações anteriores dos seus clubes nas eliminatórias do Campeonato de Portugal. Mas é incontornável que há muito que havia futebol organizado em Évora, cidade que contava com vários clubes.

Do jornal Notícias de Évora, em 15 de Janeiro de 1926, colhemos a seguinte notícia:

“ Vida Desportiva

Lusitano – Casa Pia

No próximo domingo, vai realizar-se, no campo Estrela (Ateneu), um encontro de futebol entre as primeiras categorias do Lusitano Ginásio Clube e os do Sport União Casa Pia.
Será disputado um artístico busto, representando um jogador de futebol, que se encontra em exposição na União Comercial, à praça de Geraldo.
O prémio, a que foi dado o nome de António Falcão, é oferecido pelo União Casa Pia, e o produto das entradas no campo de jogos reverte a favor do cofre deste clube”

O Lusitano venceu o jogo por 2 a 1.

Sem comentários: