Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




quinta-feira, 6 de novembro de 2008

1922, volta o futebol em Portalegre

O ressurgir da Associação de Futebol

Em Outubro de 1922, o jornal A Rabeca anuncia a intenção de alguns em fazer reviver a AF de Portalegre, para a 10 de Dezembro anunciar a sua constituição, com o anúncio do início do campeonato, que começa a 24 desse ano, com o jogo Alentejo Foot Ball Club vs Sport Clube Estrela. Participam ainda no campeonato, que termina a 18 de Março:

- Bombeiros Voluntários de Portalegre
- Portalegre Tiro e Sport

Em 25 de Maio de 1924, o mesmo jornal noticiava que o União Foot Ball Club de Portalegre jogou e perdeu, por 9 a o, com o Sporting Clube de Tomar, numa eliminatória de apuramento para o Campeonato de Portugal. O jogo teve lugar no Stadium da Medideira, da Empresa Sportiva Ldª.

Sem comentários: