Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 11 de novembro de 2008

Futebol em Beja de 1925 a 1928

1925/26

Vida Desportiva – Torneio Local

O Luso Sporting Clube, depois de 3 vitórias consecutivas, é proclamado campeão de Beja.
É assim que o jornal Ala Esquerda, de Beja, noticia, em 4 de Fevereiro de 1926, a entrega, em sessão solene da Câmara, realizada a 31 de Janeiro, da Taça Artística e do Diploma de Honra, que o proclama, depois de 3 vitórias em anos consecutivos, o Campeão da Cidade de Beja.
O Luso vencera a 25 de Janeiro, uma 2ª feira, o Despertar, por 4 a 2, e ganhara a Taça da Cidade.

Entretanto, os clubes então existentes na cidade participam num campeonato, o primeiro da Associação de Futebol, em formação. Eram eles:

- Despertar Sporting Clube
- Luso Sporting Clube
- União Sporting Clube
- Desportivo Glória Pax

Este último resultou da fusão de 2 clubes da cidade, que mais tarde se separariam novamente, e participariam no campeonato de Beja, organizado pela AF de Beja em formação, e que em Março de 1926 estava instalada, provisoriamente, no 13 da rua do Touro.

Como então se disputava o Campeonato de Portugal, com eliminatórias prévias para definir participantes, em Santarém jogam o Luso, como campeão de Beja, e o campeão de Portalegre, cujo vencedor será o campeão do Alentejo!
O título ficou pertença do Luso.

1926/27

Nesta época de ressurgimento efectivo do futebol em Beja, com a criação da AF distrital, o campeonato tem a participação de 5 clubes.

- Despertar Sporting Clube
- Futebol Clube Glória ou Morte
- Luso Sporting Clube
- Pax Júlia Atlético Clube
- União Sporting Clube

Alguns jogos foram protestados e anulados, e ficou em falta (na recolha) o jogo Despertar – Pax da 2ª volta.

Mas à época era peculiar a prestação distrital do futebol. Em Beja, onde a AF era a única entidade filiada na União de Futebol, organizava-se também um torneio de apuramento para o Campeonato de Portugal.
É isso que a Associação de Beja publicita em Fevereiro de 1927, anunciando a recepção de inscrições para o torneio de apuramento, estando em curso o campeonato distrital. Este não apurava os vencedores para aquele. Complexo, então, o futebol.

Inscrevem-se apenas o Despertar e o Pax Júlia, e, no único jogo de apuramento, o Despertar ganha por 2-1, e fica assim apurado. Mas quando, a 6 de Março, começa o Campeonato de Portugal, são representantes de Beja o Despertar, e também o Luso. Este joga na Palhavã com o Império Lisboa Clube, que tinha eliminado o Fósforos, por 5 a 0. O Luso foi afastado por 4-0.


1927/28

Nesta época não há campeonato distrital, e a AF apenas organiza (a partir de 27 de Fevereiro), o Torneio de Apuramento para o Campeonato de Portugal. Inscrevem-se o

- Despertar
- Luso
- União

O primeiro jogo é o Despertar – União (1-3)
O Luso é o apurado, pois vence o União por 1-0.

1928/29

Continua a não se disputar o campeonato distrital, e a AF organiza (25 de Março) apenas o Torneio de Apuramento para o Campeonato de Portugal.
Apenas se realiza um jogo, que apura o Luso, que vence, por 1-0 (após prolongamento), o Despertar. O União, apesar de se inscrever, desistiu.

Sem comentários: