Futebol Saudade

Desde que, há mais de 100 anos, se fez o primeiro campeonato de futebol em Portugal, que a "passerelle", que é a vida desportiva, viu desfilar milhares de clubes.
Uns ainda hoje existem, pujantes e vigorosos até, outros, embora perdendo protagonismo, ainda resistem. Mas muitos ficaram pelo caminho.
Passaram ao futsal, deixaram o desporto, ou fecharam mesmo as portas. É dos que partiram (e não só), que aqui vamos tentar deixar a memória.




terça-feira, 11 de novembro de 2008

Maldita bola!

Justiça de Fafe

Para a disputa do campeonato distrital, foram, na tarde do passado domingo, a Fafe, os elementos que constituem a equipa do Sporting pontapear a bola, em desafio com os camaradas daquela pitoresca vila.
Tendo-se, por último, verificado que os de Braga foram bem mais peritos que os de Fafe, em dar ponta-pés (sic) na bola, estes apelaram para a justiça da terra, e foi preciso a intervenção da Guarda Republicana para pôr termo à aplicação do Código Fafense.
O árbitro, que é de Valença (1), teve de sair do campo entre baionetas, para evitar que lhe fossem arbitradas umas dosezitas de landreiro.
No fim, e por último, tudo ficou em bem, com mais soco menos soco, sem consequências de maior.
E tudo isto por causa da maldita bola…

(do Correio do Minho, 1 de Fevereiro de 1927)

(1) – Ramon Folch, ex-árbitro da Federacion Catalana de Barcelona

Sem comentários: